Só Maná

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BLUMENAU

A ESTAÇÃO: A estação de Blumenau, a original, foi inaugurada com a linha, em 1909, em estilo enxaimel. Foi desativada ou em 1954, com a extensão da linha até Itajaí, quando se construiu uma nova estação, ou em meados dos anos 1960, pois parece que chegou a funcionar por algum tempo juntamente com a nova estação, como pátio de manobras e estação de cargas. Ficava a cerca de 600 metros da estação nova. Foi demolida já nos anos 1960, e o que ocupa hoje seu lugar é o prédio da Prefeitura Municipal. "Quando a linha foi estendida para Itajaí, esta foi construída num patamar mais alto em relação a linha antiga que demandava para a antiga estação. Assim, mais ou menos 1,5 km à frente da estação velha houve a derivação da nova linha para Itajaí e onde foi construída a nova estação em 1937. Em 1954, quando o trecho finalmente foi inaugurado, a linha velha permaneceu por uns anos. Normalmente as locomotivas usavam a linha velha para fazer a limpeza da caldeira (jato de vapor) numa ponte que existia perto da velha estação. Mas, isto durou uns anos e depois a linha foi erradicada. A estação velha a partir de 1954, passou a abrigar apenas o escritório da ferrovia, a diretoria, por exemplo, por ser área central da cidade, e assim ficou até a desativação em 1971.
Estação de Blumenau em 1930.
A estação em foto sem data.
 ACIMA: A locomotiva chega à estação (Bahnhof, em alemão) de Blumenau em 1911 (Autor desconhecido). ABAIXO: As duas linhas que Blumenau teve: a de 1909 e a de 1954 (CLIQUE SOBRE A FOTO PARA VER EM TAMANHO MAIOR).                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário